Bosch Car Service Esclarece Consumidores

Bosch Car Service Esclarece Consumidores

 

A rede de oficinas Bosch Car Service vai esclarecer os condutores acerca do regulamento 1400/2002 da Comissão Europeia, segundo o qual, o consumidor não perde, necessariamente, a garantia do fabricante sobre o seu automóvel, pelo facto da manutenção do mesmo ser feita fora da rede oficial da marca. Fundamental é que sejam sempre respeitadas as recomendações oficiais do fabricante e que as peças utilizadas nas intervenções sejam de qualidade original ou equivalente.
Tendo as oficinas Bosch Car Service pleno conhecimento acerca do plano de manutenção dos automóveis, independentemente da marca, modelo ou idade das viaturas, estão em condições de garantir aos seus clientes as revisões periódicas com toda  a confiança. Se qualquer das operações realizadas originar algum tipo de defeito, a oficina em causa é, obviamente, responsável pela sua resolução, tal como aconteceria se o mesmo sucedesse numa oficina autorizada pela marca, a qual teria de responsabilizar-se pelo serviço por si prestado.
Segundo o Relatório da Autopolis intitulado "the natural link between sales and services", disponível em http://ec.europa.eu/comm/competition/sectors/motor_vehicles/overview_en.html existe uma tendência para que os proprietários de veículos, dentro do período de garantia, se dirijam preferencialmente às oficinas autorizadas das respectivas marcas, em deterimento das oficinas independentes, como é o caso das oficinas integradas na rede Bosch Car Service... ler mais Com efeito, há muitos consumidores que ainda receiam "sair" da rede oficial da marca por julgarem que esse facto implicará a perda de garantia do automóvel por parte do fabricante, contudo esse facto poderá verificar-se apenas se os trabalhos efectuados pela oficina independente forem feitos de forma incorrecta. Não obstante, uma obrigação geral de, durante o período de garantia, fazer reparar ou manter os veículos unicamente pela rede autorizada impediria os consumidores de exercerem o seu direito de optar por uma oficina de reparação independente para assegurar a reparação ou a manutenção dos seus veículos e impediria essas oficinas de entrarem efectivamente em concorrência com a rede autorizada, o que poderá considerar-se ser anti-concorrencial.
As oficinas Bosch Car Service vão expor posters com informação relativa a este regulamento para além da mesma informação ser vinculada através do site oficial da rede www.boschcarservice.pt.
Desta forma, quem ganha é o consumidor que vê alargadas as suas possibilidades de escolha, na hora de eleger uma oficina, podendo tornar-se mais crítico e escolher a oficina que lhe oferece maior confiança comodidade e conveniência.
Fonte: Bosch Car Service